Curiosidades sobre a história da Moringa Oleifera

DA HISTÓRIA ANTIGA ATÉ O BRASIL – A História da Moringa Oleifera

A Moringa Oleífera (Moringaceae), uma hortaliça arbórea que alcança de 8 à 12 metros de altura, planta cultivada inicialmente na Índia é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. A planta que possui uma variedade imensa de aplicações, chamada por muitos de planta multiuso, é considerada um superalimento devido a sua composição rica em vitaminas e sais minerais.

Na história da Moringa Oleifera, vemos que ela foi altamente valorizada no mundo antigo, pois era utilizada por romanos, gregos e egípcios para a fabricação de perfume e loção para a pele através da extração do óleo das sementes. O óleo da Moringa também era utilizado para a proteção da pele da população no clima desértico por antigos egípcios.

Na Índia antiga, os guerreiros Maurian foram alimentados com extrato das folhas de Moringa Oleifera durante a guerra, pois se acreditava que o extrato das folhas da Moringa acrescentava resistência e força aohistoria-moriga-moringa-oleiferas guerreiros.

Em 1817 nas ilhas jamaicanas, o óleo da planta foi descrito como sendo útil para fins culinários, principalmente em saladas. As folhas e vagens foram igualmente usadas em receitas locais.

No subcontinente indiano usa-se a vagem da Moringa Oleifera para alimentação. As folhas comestíveis vêm sendo consumidas em toda as regiões do globo, desde o oeste da África até algumas áreas da Ásia. Além das folhas, outras partes (por exemplo, sementes e flores) são regularmente usadas para alimentação, medicina e fins terapêuticos.

A distribuição da Moringa Oleífera alcançou a Europa, Estados Unidos e grande parte da Ásia, até que chegou ao Brasil, há cerca de 40 anos através de um amigo americano do pesquisador Warwick Estevam Kerr. Oito sementes foram enviadas para o Brasil dentro de uma carta, todas as sementes frutificaram, graças à boa adaptação que a Moringa Oleífera teve no sertão nordestino, notadamente pela característica de clima seco. Nesta região a planta ficou conhecida como Lírio Branco ou Acácia-Branca (KERR, E. Moringa é fonte de vitamina A. Globo Reporter. [S.I.], 2010. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/10/moringa-e-fonte-de-vitamina.html>.)

No Brasil os primeiros registros de frutos obtidos pelo plantio da Moringa foram do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e estes frutificaram em maio de 1984,abril e junho de 1990.

Leave a Reply

Your email address will not be published.