RECEITA DE TAPIOCA COM MORINGA

A tapioca tem sido amplamente divulgada como um alimento que traz muitas vantagens em termos de baixa caloria. A massa feita com 2 colheres de sopa, possui 70 calorias e por isso resolvemos complementá-la nutricionalmente com a Moringa, para que ela fique cada vez melhor, em seu dia-a-dia.

A tapioca é feita da goma de mandioca (conhecida também como aipim ou macaxeira) hidratada. A tapioca é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten. O glúten é uma proteína que pode gerar inflamação no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura, prejudicando o intestino e causando inchaço, algumas pessoas podem ainda, ter alergia ao glúten.

Como a tapioca é rica em carboidratos e pobre em fibras, seu índice glicêmico é alto e isso faz com que o carboidrato da tapioca seja absorvido rapidamente, aumentando o pico de glicemia no sangue. Para evitar isso, nossa sugestão é incluir a Moringa oleifera (farinha ou pó) na massa ou no recheio, e colocar um fio de óleo de coco para prepará-la.

A Moringa oleífera, além de ser rica em vitaminas e minerais, não ter glúten, possui muitas fibras e proteínas, diminuindo este índice glicêmico.

Para a MASSA da Tapioca com Moringa:

Coloque 3 colheres de sopa da tapioca em uma peneira para deixá-la soltinha. Junte 1 colher de café do pó ou farinha de Moringa oleifera, misture bem. Coloque em uma frigideira, aqueça e vire a massa dos 2 lados.

Sugestão para o Recheio da Tapioca com Moringa:

COGUMELO E CASTANHA DE CAJU

1 col. (sopa) de azeite de oliva
. 1 dente de alho amassado
. Sal rosa a gosto
. ½ xíc. (chá) de cogumelo shiitake
. ½ xíc. (chá) de cogumelo paris cortado em lâminas
. ½ xíc. (chá) de castanha de caju triturada
. ½ col. (chá) de cúrcuma moída (opcional)
. 1/3 de xíc. (chá) de salsinha picada
Modo de preparo 
Em uma panela em fogo baixo, adicione o azeite e o alho amassado. Esquente por 15 segundos. Adicione o sal. Acrescente os cogumelos, e cozinhe por uns 10 min. Desligue o fogo e coloque as castanhas de caju, a cúrcuma e a salsinha picada. Misture tudo. Recheie a tapioca.
Tapioca Doce: BANANA E CANELA
2 bananas
1/2 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de café de canela em pó
Modo de preparo 
Em uma panela, coloque as 2 bananas descascadas e o açúcar para cozinhar a banana. Mexa até amolecer bem a banana, desligue o fogo e acrescente a canela em pó. Recheie a tapioca.
Acrescente Moringa em sua alimentação e tenha mais saúde!  Bom apetite!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.